Tuesday, October 30, 2007

Roubando livros.


O outro dia estava perambulando por aí como eu costumo fazer sempre, eu tenho a tendência à andar de um lugar ao outro ao invés de apelar ao transporte público, quando passei numa banca de jornal numa parte meio afastada da 'cidade' (notem as aspas), uma banca com um daqueles mostruários de livros de bolso (os genéricos, não os l&pm) e lá estava ele, um clássico O Retrato de Dorian Gray (The Painting of Dorian Gray, Oscar Wilde, 1891, London) estava lá na frente da prateleira de cima, quase me encarando, a capa horrível (uma pintura cafonérrima que deveria 'ser' o próprio Gray) me pedia socorro, que eu tirasse aquele exemplar de literatura inglesa da proximidade de publicações do nível de thi thi thi, capricho, mais você (tenho a impressão que isso talvez seja um programa de tv), guia de novelas e playboys (se bem que as matérias são ótimas) e afins.

Então eu pego o dito cujo e me dirijo ao jornaleiro que para minha surpresa dorme como uma branca de neve que tomou um boa noite cinderella, possibilitando que SE eu quisesse eu roubasse o livro e escapasse na pernumbra (na verdade havia um solzinho maroto, mas pernumbra pareceu mais cool). Eu fiquei imaginando os prós e contrar desse pequeno 'desvio de moral', seriam dez reais e setenta e cinco centavos que poderiam ser usados para outras mil e setenta e cinco coisas (mil e stenta e cinco coisas de um centavo, óbiviamente) mas eu foderia meu kharma.

Então eu paguei pelo livro (vitória para a moral) e fui andando e pensando sobre o incidente já que eu não podia andar e ler sem acabar caindo e quebrando deus sabe o quê. Seria roubar aquele livro algo tão socialmente reciminável assim? Não é meio que um 'alimento para a alma'? Tipo um quilo de feijão espiritual! Mas acho que no final é melhor guardar seus 'pontos negativos' de kharma pruma ocasião realmente fantástica, como uma primeira edição do Retrato de Dorian Gray que estiver dando sopa numa banca de jornal com o babando e roncando no balcão, a quem estou enganando? Eu perdi uma chance única. Mas imaginem se o cara estivesse só fingindo que estivesse dormindo? Eu teria que sair correndo como um filha da puta, eu sou blasé demais pra essas coisas, bah!



t.

Thursday, October 25, 2007

El aprecio de las cosas simples.


O outro dia estava tomando banho para sair e ir à um show de jazz, entrei no banho e tudo mais quando reparo que tem um gafanhoto ENORME no box (sei lá como se chama o conjunto contina-quadrilátero de banho-suporte de cortina-chuveiro). Eu fiquei naquela de 'o que diabos eu faço', tentando acessar meus arquivos de animal planet para tentar lembrar se gafanhotos são venenoso ou algo do genero, bom lembrei que o máximo que eles faziam era devorar plantações bíblicas, não sendo feito de milho me tranquilizei e comecei a observar o bicho (na verdade um inseto da subordem Caelifera e da da ordem Orthoptera, caracterizados por terem o fémur das pernas posteriores muito grandes e fortes) e o que ele estava fazendo (lambendo suas antenas, acho que sem nenhum prazer sexual nisso), de tanto prestar atenção nele (admito que também estava atento para ver se ele iria usar seus fémures grandes e fortes para pular em mim e me atacar ou algo que o valha) acabei ficando sem água quente e tendo que enxaguar meus cashos em água freia mesmo.

Esse literal 'banho de água fria' me levou a pensar, quantas pessoas tem tempo, vontade ou oportunidade para se surpreenderem e/ou apreciarem as coisas simples, ou não só simples, da vida?

Lembra quando eramos menores? meras crianças e tudo nos surpreendia?

À medida que vamos crescendo e vendo as coisas elas deixam de ser 'novas' e deixam de nos surpreender e a medida que vamos ficando mais velhos vamos vendo mais e mais coisas e cada vez ficam menos coisas a nos surpreender, né? Bom não vamos nos surpreender com todas as árvores que virmos por ai (mas com certeza algum dia à muitos anos ficamos surpesos com isso que eles chamam de árvores) mas podemos descobrir coisas novas ou admirar o que já conhecemos em sua simplicidade, caso contrário vai ser um saco ser velho, né?




t.

Sunday, October 21, 2007

Devo eu explodir minha cidade?

Eu sei, o fred disse a mesma coisa que eu vou dizer, mas o que querem que eu diga? Petrópolis anda implorando pra ser explodida. As atividades que antes eram chatas mas quase aceitáveis, hoje se tornam mortalmente tediosas a ponto de zanzar pela cidade parando de 'point' em 'point' e dizer 5 minutos depois este lugar me cansou, vou embora. Continuando em vão tentar achar algum lugar que eu goste, mas não acho.
Então eu vou mudar de ares, mesmo amando os amigos com quem eu sempre saio, vou mudar de ares por um tempo, abandonar os bares sujos e frequentar uns pubs um pouco mais apresentáveis e beber um pouco menos, sim eu sei, logo eu o belo bohêmio vou parar de beber, parar de beber para discutir um pouco mais de literatura. Não sei, apenas mudar, por que petrópolis tem se tornado completamente sufocante, não dá mais então eu vou mudar, se petrópolis não muda, mudo eu.


Então se alguém estiver com vontade de tomar um ou dois choppinhos e discutir um ou dois livros me chame, querendo discutir livros, música, atualidades em algum bar aonde eu não conheça as pessoas, conte comigo.

Tuesday, October 16, 2007

A xerox roubou minha alma?

De um tempo pra cá eu realmente tenho achado que minha alma (ou algo equivalente) ficou presa na máquina de xerox, como uma daquelas folhas que ficam agarradas e você tem que abrir a máquina toda e arrancar ela de lá à força.
Mas eu abri a máquina e não tinha nenhuma alma agarrada lá, minha ou de qualquer um, nem resquícios de almas e/ou folhas, imagino eu que almas não sejam coisas visíveis a olho nú como são as folhas mas tenho quase certeza que foi a máquina de xerox que roubou.
Um ato realmente malicioso da máquina, esse de roubar minha alma, pois era minha alma que precisava dos prazeres belos da vida era a minha alma que precisava pintar para expressar o que ela sentia naquele momento, era a minha alma que sentia necessidade de escrever poesia para transformar o vazio da vida niilista em algo belo, era minha alma que precisava fumar cigarros para passar o ócio dos dias.

Oh pobre de mim!

Desde que ela foi roubada os dias sentem-se tão pálidos e vazios.
Fico então à tomar cerveja para ver se consigo soltá-la da máquina de xerox.



t.

Friday, October 05, 2007

Finalmente a validação.

Eu sempre achei que meu blog fosse um puta fracasso, sério, eu sempre achei que meu blog fosse algo como um 'patinho feio dos blogs'. Sempre me resultou muito difícil achar algo para escrever, algo que quem sabe pudesse tirar meu blog do anonimato. Bom o blog continua no anonimato mas aparentemente tem uma meia dúzia por ai que gostam das idiotices que eu escrevo, fica a questão "o que diabos há de errado com essas pessoas?".

Brincadeiras à parte, é legal saber que algo que você faz não é completamente ignorado pela sociedade, mesmo que 'sociedade' sejam meia dúzia de gatos pingados, dá uma vontade de continuar procurando assuntos para extripar no blog.

Então....

Daqui à menos de uma semana sai o cd novo do Radiohead, In Rainbows (dia 10/8). Vocês me perguntam, o que isso tem a ver? O cd em si, não muito (não é bem por aí, radiohead é uma das, se não A melhor, melhores bandas da atualidade), mas a estratégia escolhida para vendê-lo inicialmente enquanto a versão de 'carne e osso' não sai. É o seguinte, apartir de dia 10 você vai no site do radiohead (http://www.radiohead.com/) e faz o download do dito cujo, escuta e depois paga O QUE VOCÊ ACHAR QUE VALE! Ou seja, anarquia? Não acho, acho que seria bem justo e tabém acho que o radiohead não vá passar fome, por que eu pelomenos vou mandar o que achar justo e o que eu puder mandar.
O cd também estará disponível em versão 'carne e osso' mas só apartir de 3 de dezembro em uma versão super especial com dois vinis, dois cd´s (album + bsides), digital downlaod access, digital booklet, booklet.

Novamente o radiohead propõe uma revolução ao nível do (ótimo) Kid A.



Segue a track list



CD 1 / VINYL
15 STEP
BODYSNATCHERS
NUDE WEIRD FISHES/ARPEGGI
ALL I NEED
FAUST ARP
RECKONER
HOUSE OF CARDS
JIGSAW FALLING INTO PLACE
VIDEOTAPE
CD 2
MK 1
DOWN IS THE NEW UP
GO SLOWLY
MK 2
LAST FLOWERS
UP ON THE LADDER
BANGERS AND MASH
4 MINUTE WARNING
Será que está chegando em 5 dias o que será o melhor disco do ano? Quem sabe até da década. Para os que não sabem, o (novamente, ótimo) Ok Computes foi escolhido para ser um dos melhores cd´s já feitos.
Dá-lhe Radiohed.
t.